Aula do dia 26/08/2013
Para a aula do dia 26/08/2013 ministrada pelo professor Emanuel García, foi elaborada a metodologia de aula, especificando o que será utilizado em sala e quais os conceitos abordados!
Abordagem prática e teórica sobre termologia
Temperatura
Victória Forattini Dias (desenvolvedora)
Introdução
Com este, temos o objetivo de introduzir a temática de termologia aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com o intuito de facilitar a compreensão do tema através de experimentos e apresentação do conteúdo teórico de fácil entendimento.
A função da metodologia é organizar formalmente o plano da aula que será ministrada através de detalhes e da descrição dos métodos utilizados.
Os recursos que serão utilizados são: slides em power point e dois (2) experimentos. Estes foram escolhidos para uma maior variedade no método de ensino, que facilita o entendimento dos estudantes sobre o assunto abordado, além de propor uma visão ampla sobre o uso da termologia no dia a dia do aluno, podendo ser observados em simples situações. Uma aula como esta apresentada, possui o sentido proposto por HegartyHazel, citada por Lazarowitz e Tamir (1994, p. 94): "É a atividade desenvolvida num ambiente criado para esse fim, envolvendose os alunos em experiências de aprendizagem planeadas, interagindo com materiais para observar e compreender fenômenos”.
Plano de aula
O professor irá abordar uma rasa introdução sobre o tema, com a utilização dos slides,
que será concomitante á explicação do facilitador. Em seguida, a matéria de temperatura será estudada mais profundamente com a utilização de vídeos sobre o tema. Ao término desta etapa, será realizado o primeiro experimento, que será do balão de ar quente, demonstrando o grau de agitação das moléculas de ar contidas no mesmo.
A sala será então dividida em cinco (5) grupos de oito (8) alunos para a realização do segundo experimento individual sobre percepção térmica com o uso das bacias de água, e anteriormente á ele será introduzido o conteúdo sobre o experimento.
Após realizado todos estes procedimentos, os alunos serão introduzidos á pratica de
exercícios baseados na matéria estudada em sala, que terão a função de fixação do
conteúdo.
A ultilizaçao dos recursos modernizados, como o slide e a realização dos experimentos pelo próprio aluno é explicado conforme a citação de Medeiros e Medeiros, 2002:
Consideramos como importante razão para a inserção de novastecnologias na vida escolar, o fato de que elasfazem parte do cotidiano do aluno e o fato de que é preciso que haja uma adequação das escolas e dos profissionais da área de educação na produção, desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias. Caso isto não ocorra, o mundo escolar tornarseá completamente distante do mundo vivencial do aluno. Por isto, se a escola dispõe de condições físicas, deve aproveitar os meios disponíveis para modernizar suas aulas, principalmente quando não possui os recursos para um laboratório de Ciências.
Recursos utilizados
Data show: será utilizado para todo o conteúdo, concomitante com a explicação do
professor.
Experimento 1 (balão de ar): será utilizado após a apresentação da primeira parte do conteúdo (temperatura). O professor levará para a sala um balão feito de papel e arame, que será aquecido interiormente com uma vela. O objetivo é observar a reação do balão ao aquecimento. Ao mesmo tempo que o experimento estiver sendo realizado, o professor questionará os alunos qual será o resultado do procedimento, levandoos a imaginar e pensar sobre as possíveis reações do balão, e desta maneira, focar a atenção do aluno na atividade.
Experimento 2 (bacias de água): será utilizado após a introdução da segunda parte do conteúdo (percepção térmica). O professor disponibilizará para cada um dos cinco (5) grupos três (3) bacias, sendo uma contendo água quente, outra com água á temperatura
A ultilizaçao dos recursos modernizados, como o slide e a realização dos experimentos pelo próprio aluno é explicado conforme a citação de Medeiros e Medeiros, 2002:
Consideramos como importante razão para a inserção de novastecnologias na vida escolar, o fato de que elasfazem parte do cotidiano do aluno e o fato de que é preciso que haja uma adequação das escolas e dos profissionais da área de educação na produção, desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias. Caso isto não ocorra, o mundo escolar tornarseá completamente distante do mundo vivencial do aluno. Por isto, se a escola dispõe de condições físicas, deve aproveitar os meios disponíveis para modernizar suas aulas, principalmente quando não possui os recursos para um laboratório de Ciências.
Recursos utilizados
Data show: será utilizado para todo o conteúdo, concomitante com a explicação do
professor.
Experimento 1 (balão de ar): será utilizado após a apresentação da primeira parte do conteúdo (temperatura). O professor levará para a sala um balão feito de papel e arame, que será aquecido interiormente com uma vela. O objetivo é observar a reação do balão ao aquecimento. Ao mesmo tempo que o experimento estiver sendo realizado, o professor questionará os alunos qual será o resultado do procedimento, levandoos a imaginar e pensar sobre as possíveis reações do balão, e desta maneira, focar a atenção do aluno na atividade.
Experimento 2 (bacias de água): será utilizado após a introdução da segunda parte do conteúdo (percepção térmica). O professor disponibilizará para cada um dos cinco (5) grupos três (3) bacias, sendo uma contendo água quente, outra com água á temperatura
ambiente e a última com água gelada. Cada um dos alunos, individualmente, colocará
uma das mãos na água quente e outra mão na água gelada. Esperado alguns instantes, o
aluno deverá colocar as duas mãos ao mesmo tempo, na bacia contendo água á
temperatura ambiente. O objetivo é observar a sensação térmica ao mudar bruscamente
a temperatura absorvida pelo aluno.
Exercícios: serão aplicados ao final de todos os procedimentos descritos acima, para a conclusão da aula. Serão inteiramente baseados no conteúdo abordado em sala, e representarão o encerramento do raciocínio para a fixação da matéria.
Os recursos de exercícios e experimentos baseiamse na ideia de interação dos alunos com a aula e com o tema apresentado, segundo Vygotsky:
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento, de interação social, onde o professor é um articulador na construção do saber e todos terã possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e, nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.
Conclusão
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de inovar os métodos de ensino para o
estudo da física direcionado para alunos do ensino fundamental, que geralmente acarreta desinteresse pela parte do dicente e posteriormente pela parte do docente. Esse ponto pode ser observado segundo Medeiros e Medeiros, 2002: "Além do caráter abstrato de alguns conceitos físicos, a dificuldade enfrentada no uso da Matemática, pode fazer com que os estudantes se sintam entediados ou desmotivados por não possuírem expectativa no seu estudo".
Com a utilização de recursos áudio visuais, linguagem de fácil compreensão e de experimentos simples, que podem ser observados no cotidiano dos estudantes, foi proposto um plano de aula que aproxima o aluno da matéria em questão e elimina o desinteresse antes que o mesmo venha a existir.
Todos os recursos utilizados foram escolhidos para que a aula se torne uma maneira fácil e divertida de ser estudada, visando o cotidiano do aluno relacionado á matéria, juntamente com o conhecimento prévio sobre física de cada um.![page3image17536](file:///page3image17536)
Exercícios: serão aplicados ao final de todos os procedimentos descritos acima, para a conclusão da aula. Serão inteiramente baseados no conteúdo abordado em sala, e representarão o encerramento do raciocínio para a fixação da matéria.
Os recursos de exercícios e experimentos baseiamse na ideia de interação dos alunos com a aula e com o tema apresentado, segundo Vygotsky:
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento, de interação social, onde o professor é um articulador na construção do saber e todos terã possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e, nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.
Conclusão
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de inovar os métodos de ensino para o
estudo da física direcionado para alunos do ensino fundamental, que geralmente acarreta desinteresse pela parte do dicente e posteriormente pela parte do docente. Esse ponto pode ser observado segundo Medeiros e Medeiros, 2002: "Além do caráter abstrato de alguns conceitos físicos, a dificuldade enfrentada no uso da Matemática, pode fazer com que os estudantes se sintam entediados ou desmotivados por não possuírem expectativa no seu estudo".
Com a utilização de recursos áudio visuais, linguagem de fácil compreensão e de experimentos simples, que podem ser observados no cotidiano dos estudantes, foi proposto um plano de aula que aproxima o aluno da matéria em questão e elimina o desinteresse antes que o mesmo venha a existir.
Todos os recursos utilizados foram escolhidos para que a aula se torne uma maneira fácil e divertida de ser estudada, visando o cotidiano do aluno relacionado á matéria, juntamente com o conhecimento prévio sobre física de cada um.
Além da aula, será disponibilizado para os estudantes, o blog do grupo desenvolvedor,
contendo todo conteúdo abordado em sala, os experimentos e slides. Nele também pode
ser encontrado uma extensão sobre termologia, que pode ser usada para o estudo mais
profundo sobre ela.
Referências bibliográficas
Todas as referências foram achadas através do Google Acadêmico, provendo dos seguintes links:
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.cecimig.fae.ufmg.br%2Fwpcont ent%2Fuploads%2F2008%2F07%2Fv11_n3_a2006.pdf&h=0AQHSWMik
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/eenci/_textosanimacoesevideospa.artigocompleto. pdf
Eu gostei muito do método, acho que foi muito bem elaborado. Parabéns!
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