sábado, 17 de agosto de 2013



Entenda um pouco mais sobre o calor no nosso cotidiano

   O calor pode ser definido como a energia térmica em trânsito de um sistema para outro. Também é definido como a sensação de um corpo ao sofrer temperaturas elevadas, como por exemplo, quando ficamos de baixo de um sol muito quente, começamos a suar e sentimos aquelas ondas quentes insuportáveis, sentimos o famoso calor. Porém não confudam a definição de calor com a de temperatura. Temperatura, é uma grandeza física que define o grau de agitação das moléculas de um corpo. Esse grau de agitação mede o calor.
   A transferência de calor ocorre quando dois sistemas (seja um ambiente ou um corpo) se encontram e devem atingir o equilíbrio térmico, ou seja, trocam energia térmica até possuírem a mesma temperatura. A quantidade de energia térmica transferida é medida por calorias.
   É importante ressaltar que um corpo não possui calor, mas sim energia interna!! O calor é apenas essa energia em trânsito.
  Vamos a um exemplo? Por que toda vez que sua mãe chega do supermercado, ela já aparece gritando: "coooorre com o sorvete pro congelador!"? Simplesmente porque o sorvete derrete. Mas por que ele derrete? O sorvete é um sistema que possui uma baixíssima temperatura, por volta de -15°C, certo? E o ambiente externo está, vamos supor, com um lindo dia de sol, e a temperatura é de cerca de 23°C. O sorvete e o ambiente externo, pela lei da física, deverão trocar energia térmica, ou seja, deverão realizar troca de calor, até atingirem a mesma temperatura. Então, o sorvete quando exposto a 23°C obviamente deverá aumentar sua temperatura para igualar ao outro sistema, que é o meio externo. Com o aumento da temperatura, o creme congelado do sorvete derrete e acaba virando uma bela bebida. E aí? Preferem sorvete liquido ou congeladinho e gostoso como deve estar??

Nenhum comentário:

Postar um comentário